domingo, 14 de abril de 2013

COMO SER UM CORRETOR IMOBILIÁRIO

O que é preciso para ser um Corretor de Imóveis?

Com o objetivo de enriquecer cada vez mais o conteúdo de nosso BLOG,  escrevemos este texto que pode servir para quem quer entrar na profissão, como também, para empresas que desejam orientar seus novos colaboradores.

Para iniciar na profissão, o primeiro a fazer é obter sua qualificação profissional, pois para poder exercer a profissão você precisa ter um curso que lhe permita obter sua credencial de profissional. 

Os cursos que o qualificam são:curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias- duração de cerca de  seis meses) ou cursos superiores Seqüenciais e Tecnológicos de Ciências Imobiliárias ou de Gestão de Negócios Imobiliários ( que possuem uma duração maior, até dois anos).

Assim que tiver sido concluído um destes cursos, deve-se procurar o órgão  regulamentador da profissão que esta presente em todos os estados do pais denominado CRECI ( Conselho Regional dos Corretores de Imóveis ).

Neste órgão (CRECI), você deverá entrar com um procedimento para obter a sua carteira e respectivo número de inscrição profissional, e  exercer a profissão. Ao iniciar a obtenção do CRECI você deve apresentar o diploma de conclusão de um dos cursos que foram citados acima. toda essa tramitação no CRECI, desde o protocolo do requerimento até a solenidade de entrega da carteira profissional demora em torno de  30 a 90 dias.

Atenção tome cuidado ao escolher o curso, procure confirmar a legalidade do mesmo, junto ao ministério da educação, ou outros meios que lhe possam confirmar se este curso é aceito pelo CRECI. Vale lembrar que o CRECI cobrará uma anuidade para que você possa estar habilitado ao exercício da profissão, você também passará a ter um número que o identificará nos negócios imobiliários, sendo obrigado a partir de então a utilizá-lo em todos os negócios e anúncios.

È também muito recomendável, que o Corretor de imóveis que deseja desempenhar de forma competente suas funções busque  conhecimentos de Direito Imobiliário, pois serão vivenciadas muitas situações envolvendo este assunto ao longo de seu trabalho, é também de suma importância neste novo contexto de mercado que o profissional se enquadre no ambiente web, oferecendo seus produtos por meio de sites que aceitem a inclusão de seu perfil profissional e de fotos  È interessante ter familiaridade em máquinas digitais para tirar fotos dos imóveis e incluí-las nos meios de divulgação da internet. Ter conhecimento de informática é fundamental para o corretor.  Outros cursos interessantes são: Matemática Financeira, Engenharia, Arquitetura, Topografia.

Mas tome bastante cuidado ao realizar negócios, pois será preciso que o corretor esteja bastante atento nas operações, e que não caia na tentação de realizar negócios sem observar sua obrigações junto aos clientes, ou seja fazer a operação de compra e venda de forma licita, clara, consubstanciada na legitimidade dos documentos oferecidos pelos envolvidos nos negócios,  obtendo as checagens dos referidos documentos e das respectivas pessoas envolvidas, nos órgãos e cartórios competentes.



Leia atentamente o artigo 723 do código Civil. Abaixo descrito: , “O Corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negóciorequer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário